top of page
Buscar
  • Espaço PACEM

O Avanço da Tecnologia de Segurança Eletrônica na Segurança Privada.

Atualizado: 3 de nov. de 2021


As empresas de segurança privada do Brasil oferecem um serviço obrigatoriamente certificado e fiscalizado pela Polícia Federal.

O principal objetivo das empresas de segurança privada é atuar de maneira complementar a segurança pública, garantindo a segurança do patrimônio e a segurança de pessoas no local.

Alguns anos atrás, bastava um circuito interno de câmeras, alarmes e portões de segurança e achava-se que o patrimônio estaria protegido mas sabemos que não é assim.



O instrutor Rodrigo Justino, 42 anos, instrutor de Vigilância, Noções de Segurança Eletrônica e Rádio Comunicação da nossa escola Espaço Pacem, profissional da Segurança Privada há 21 anos, proprietário da empresa RJ GASPAR Segurança e Serviços, vem nos presentear com informações sobre a importância e os tipos de recursos tecnológicos utilizados nos dias atuais.


A importância da tecnologia na segurança

A tecnologia agregou novas maneiras de proteger residências, empresas, condomínios e, inclusive, espaços públicos. Atualmente, é possível ter acesso às câmeras de segurança ativar e desativar alarmes da sua casa, por telefone, mesmo que você esteja em outro país. Basta ter uma boa conexão de internet.


Alguns recursos tecnológicos.


RECONHECIMENTO FACIAL E BIOMETRIA

Se você tem um smartphone que é desbloqueado quando colocado em frente ao seu rosto, sabe como funciona o reconhecimento facial. Essa é uma forma de identificação, que ajuda a manter desconhecidos e pessoas não autorizadas longe do seu patrimônio. Cada vez mais comum, a identificação biométrica permite que uma parte do seu corpo funcione como uma autenticação (sua digital, por exemplo). Considerando que cada digital é diferente da outra, a biometria é uma ótima maneira de proteger as suas informações. Bem como a digital, o reconhecimento facial e a identificação por íris também são métodos extremamente seguros de identificação biométrica.


RECONHECIMENTO DE PLACAS

O sistema de reconhecimento de placas contribui para evitar a entrada de veículos indesejados ou não autorizados dentro de um perímetro. Além disso, ajuda a identificar carros que tenham sido roubados e estejam trafegando pelas ruas e estradas.


FECHADURA DIGITAL

A fechadura digital previne esse perigo. Existem inúmeros modelos no mercado com reconhecimento de voz, cartão magnético, abertura com digital, alarme de intrusão, sensor de calor, etc. O que não faltam são possibilidades.


PORTARIA VIRTUAL

A portaria virtual funciona da seguinte forma: um sistema para controle de acessos é instalado na portaria de prédio. Dessa forma, o acesso dos moradores ao condomínio passa a ser realizado por meio de tags ou leitor biométrico. E os visitantes é feito o controle de acesso ao condomínio à distância por meio de uma central de monitoramento.


DRONES DE MONITORAMENTO

Grandes áreas abertas, como plantações ou plantas industriais, eram extremamente difíceis de monitorar. Isso até a chegada dos drones na segurança. Os aparelhos aéreos não tripulados são equipados com câmeras e controlados a distância.

As imagens são transmitidas e armazenadas em uma central de monitoramento, que acompanha e controla movimentações suspeitas. O uso desse equipamento deve seguir as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) porque, por estarem no espaço aéreo, podem causar acidentes. No entanto, o uso correto tem ajudado a cobrir áreas maiores.


CÂMERAS DE CORPO PARA VIGILANTES

Essa nova tendência já vem explicada no nome. Geralmente acopladas na lapela ou na cabeça dos profissionais, as câmeras servem não somente para registrar as ocorrências, mas também para, em casos especiais, avaliar a conduta dos vigilantes.



A tecnologia sempre foi uma das maiores aliadas da segurança privada, ajudando a criar métodos cada vez mais eficientes. E atualmente, essa parceria se encontra mais forte do que nunca, é possível perceber que a tecnologia anda de mãos dadas com a segurança.Toda tecnologia desenvolvida para a área de segurança, contém como principal operante o/a profissional da Segurança Privada. Sendo assim, nós do Espaço Pacem buscamos sempre seguir esse avanço e oferecemos cursos e extensões que garantem a qualidade do profissional que formamos.

RJ GASPAR Segurança e Serviços

Rodrigo Justino (14) 99717-4897

Amauri Gaspar (14) 99672-4530

-PORTARIA

-LIMPEZA

-SEGURANÇA PATRIMONIAL

-JARDINAGEM

-SEGURANÇA ELETRÔNICA


128 visualizações1 comentário
bottom of page